Esse é um conceito novo que aponta para uma forma inovadora no jeito de produzir e que já faz parte do DNA da Marborges.
Ao contrário do modo de produção linear, cujos principais processos são extrair-produzir-descartar, na economia circular os resíduos tornam-se coprodutos e insumos para outras cadeias.
Esse processo estimula ciclos longos e duradouros, reduz o consumo de matéria-prima, mantém o valor e o aproveitamento de todo o potencial de uma matéria-prima ou produto e propicia ciclos reversos, assim como ocorre na própria natureza, a grande inspiradora desse modelo produtivo que vem mudando o paradigma da economia em todo o mundo.
Na Marborges, a economia circular está em nosso dia a dia. Na empresa, não geramos descarte. Todos os resíduos retornam ao sistema produtivo ou servem de insumos para outros negócios.
Um dos exemplos é a destinação da biomassa dos cachos. Diferentemente do sistema tradicional, em que esse resíduo seria descartado, na Marborges esse insumos são totalmente reaproveitados.